COMO É FORMADO O GRANDE ESCUDO QUE GARANTE A NOSSA VIDA

Existe um campo magnético ao redor da Terra e ela se comporta como um grande imã. Certas aves conseguem detectá-lo e o utilizam para se orientar durante a migração. Nós não podemos percebê-lo diretamente, mas é possível constatar a sua existência por meio de uma bússola. O polo magnético sul está localizado próximo do polo norte geográfico e o polo norte magnético próximo do sul geográfico.

COMO SE FORMA O CAMPO MAGNÉTICO?

A Terra possui camadas: a crosta, o magma e o núcleo. É a porção mais interna, pouco menor que a Lua e composta essencialmente por ferro, que gera o campo magnético da Terra. O núcleo possui temperaturas elevadíssimas, similares ao do sol, ou seja, podem atingir cerca de 6.000ºC. Existe uma parte mais interna que, devido a altíssima pressão, é sólida. Já a camada mais externa possui pressão e temperaturas mais baixas e é líquida. O núcleo interno sólido, com temperaturas mais altas, age como uma grande fornalha para o núcleo externo líquido. Esse calor interno provoca uma intensa movimentação do metal fundido do núcleo externo, formando correntes de convecção (como a água em uma panela sobre o fogo). As altas temperaturas ionizam os átomos de ferro, isto é arrancam os seus elétrons. O movimento de cargas elétricas gera um campo magnético. Portanto, é justamente a movimentação do ferro ionizado (que possui carga elétrica) do núcleo externo que gera o campo magnético da Terra.

O campo magnético forma uma barreira imprescindível para a vida na Terra. Sem a sua existência o nosso planeta seria bombardeado pelas partículas do vento solar (ver
https://www.facebook.com/entendamaisciencia/photos/a.113426723372386/150805002967891/?type=3&theater) e a nossa atmosfera seria varrida.

Devemos a nossa vida ao calor metálico das profundezas da Terra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: