PODEMOS RETIRAR O AMARGO DO PEPINO? O TESTE DUPLO-CEGO

Em uma busca no Google encontramos o vídeo “Dica da Ana” que explica o procedimento para tirar o gosto amargo do pepino. Não é só a Ana, é muito difundido o procedimento de cortar uma fatia da extremidade do pepino e esfregá-la sobre a superfície exposta para retirar o gosto amargo. Mas tal procedimento é efetivo?

Podemos testar se o procedimento funciona por meio de um simples experimento:

1-Obtemos vários pepinos e separamos em dois grupos. Em um grupo cortarmos e esfregamos a ponta. Em outro grupo, denominado controle, não realizamos tal procedimento

2-Entregamos várias amostras de pepinos para uma pessoa, que não sabe quais foram esfregados e quais são o controle (CEGO 1).

3-Essa pessoa irá oferecer os pepinos à voluntários para avaliarem o gosto do pepino (CEGO 2).

O experimento se chama duplo-cego porque tanto a pessoa que oferece o pepino (CEGO 1) como os degustadores (CEGO 2) desconhecem quais pepinos foram esfregados e quais são o controle.

O objetivo do duplo-cego é evitar qualquer interferência consciente ou inconsciente nos resultados. Assim, é importante que todos os envolvidos desconheçam aquilo que está sendo testado. O estudo duplo-cego é de grande importância para a ciência, sobretudo para verificar a eficácia de medicamentos. No caso de um medicamento a ser testado, passamos ao médico um comprimido do remédio e um comprimido placebo, que é inerte, como uma pílula de farinha. Nem o médico (CEGO 1) e nem o paciente (CEGO 2) sabem qual comprimido é o remédio e qual é o placebo. Após comparar uma amostra com vários pacientes que tomou o remédio com outra que recebeu o placebo é verificado a progressão da doença entre os dois grupos, verificando assim a eficácia ou não do medicamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: