ASSINTOMÁTICOS PODEM TRANSMITIR O NOVO CORONAVÍRUS

Dúvidas sobre a capacidade de contágio de pessoas que adquirem o coronavírus e nunca apresentam sintomas estão levando a distorções e interpretações erradas sobre a contaminação da Covid-19.

Inicialmente, é preciso distinguir dois grupos de assintomáticos. Um grupo é constituído por aqueles que nunca vão apresentar sintomas (ou esses serão leves e imperceptíveis). O outro grupo é formado por contaminados, mas que ainda não desenvolveram os sintomas: são os pré-sintomáticos.

Dia 3 de junho postamos no Facebook a informação de um estudo que mostrava que as células que revestem a mucosa da narina são as mais susceptíveis ao ataque do coronavírus (SARS-Cov-2). Isso ocorre porque tais células possuem maior quantidade de receptores (ACE2) do coronavírus – veja clicando aqui.

Assim, as mucosas nasais terão uma grande quantidade de coronavírus nos estágios iniciais da doença. Essa fase, ainda assintomática, antecede a contaminação de outras regiões do corpo e que podem levar a quadros graves. É justamente essa grande quantidade de coronavírus nas vias respiratórias superiores que torna pessoas infectadas assintomáticas altamente contagiantes. Uma vez que as células do nariz são muito atingidas no início, é frequente que a perda de olfato seja um dos primeiros sintomas manifestados.

Portanto, lembre-se, você ou qualquer pessoa que não apresenta sintomas podem estar no início da doença e infectando uma série de outros seres humanos que estejam nas proximidades.

FIQUE EM CASA! SE PRECISAR SAIR USE MÁSCARA!

REFERÊNCIAS


https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0092867420306759

https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0194599820929185

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: