O MILAGRE DO TOUCH SCREEN DE SEU CELULAR

A detecção do toque de seu dedo, se deve à mudança no campo eletrostático da tela de seu celular. Então, naturalmente, essa tela não é composta somente de vidro. É necessário a presença de um material condutor de eletricidade.

Em 2001 os pesquisadores Zheng Wei Pan, Zu Rong Dai and Zhong Lin Wang do Georgia Institute of Technology, em Atlanta, nos EUA, anunciaram a criação de estruturas extremamente pequenas (nanoestruturas), condutoras de eletricidade e que se tornaram a base dos sensores dos nossos celulares.

Essas nanoestruturas, chamadas nanofitas, são feitas de óxidos de zinco, estanho, índio, cádmio e gálio, pois são semicondutores e transparentes. Os celulares de hoje usam o óxido de índio, acrescentado de estanho.

Portanto, o “milagre” da resposta de seu celular, ao toque de seu dedo, se deve a uma rede de nanofitas contidas no vidro da tela, as quais são condutoras de eletricidade, transparentes e 100 mil vezes mais finas que um fio de cabelo.

REFERÊNCIA:

Pan Z. W., Dai Z. R. and Wang Z. L., (2002). Nanobelts of semiconducting oxides, Science 291:1947-1949. https://science.sciencemag.org/content/291/5510/1947

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: