POR QUE OS DEDOS ENRUGAM NA ÁGUA?

Após o contato com água por longo período, a pele de nossas mãos e pés fica enrugada. A formação dessas rugas é controlada pelo sistema nervoso autônomo. Haveria uma função para tal fenômeno?  

Uma hipótese é que as rugas dos dedos induzidas pela água melhoram o manuseio de objetos submersos. Assim, tais rugas seriam uma adaptação para o manuseio de objetos em condições úmidas.

Um experimento mostrou que objetos no interior da água são manipulados mais rapidamente com dedos enrugados do que com dedos não enrugados, enquanto rugas não fazem diferença na manipulação de objetos secos. 

Para verificar isso, pesquisadores pediram que voluntários pegassem bolinhas de vidro imersas em recipiente com uma mão e as passassem para a outra através de uma pequena abertura. As bolinhas eram então colocadas em uma caixa (ver figura).

Com os dedos enrugados, a transferência de objetos submersos ocorreu em menos tempo do que com os dedos não enrugados. Tal descoberta mostrou uma clara vantagem de ter dedos enrugados ao manipular objetos submersos, mas não objetos secos.

Figura 1.
Os itens são apanhados com o polegar e o dedo indicador da mão direita, passados ​​através de um orifício para a mão esquerda e colocados em uma caixa com um orifício na tampa. O tempo de transferência é mais rápido para objetos submersos com dedos enrugados (barra vermelha) do que com dedos não enrugados (barra preta), veja à direita.

Esses experimentos sustentam a hipótese de que as rugas dos dedos induzidas pela água melhoram o manuseio de objetos embaixo da água ou de superfícies molhadas em geral e sugerem que elas podem ser uma adaptação para o manuseio de objetos em condições úmidas.

REFERÊNCIA

Kareklas, K., Nettle, D., Smulders, Tom V. 2013. Water-induced finger wrinkles improve handling of wet objects. Biology Letters 9: 20120999

https://royalsocietypublishing.org/doi/full/10.1098/rsbl.2012.0999

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: