QUANTOS NEURÔNIOS TEMOS EM NOSSO CÉREBRO?

O cérebro humano possui cerca de 1,5 Kg. A sua arquitetura é complexa e as diferentes regiões contêm concentrações variadas de células. Assim, a distribuição de células não é homogênea. Por esse motivo, os cálculos do número de neurônios de um cérebro eram difíceis de serem realizados e pouco confiáveis. Embora, alguns artigos científicos e livros didáticos do século passado mencionassem a existência de 100 bilhões de neurônios no cérebro humano, não havia um estudo confiável para estimar o seu número total, sobretudo pela dificuldade em função da heterogeneidade de distribuição das células.

Entretanto, em 2005, a pesquisadora Suzana Herculano-Houzel criou um novo método, denominado fracionamento isotrópico. Tal método consiste em transformar estruturas cerebrais heterogêneas em suspensões homogêneas contendo apenas os núcleos das células.

O neurônio como a maioria de outras células possui um núcleo interno, a porção mais central, que abriga o DNA.

Neurolab #6 - O que são os neurônios e como eles se comunicam?
Neurônio com núcleo

A técnica consiste em dissolver as membranas dos neurônios por compostos químicos, mas deixando os seus núcleos intactos. Assim, o método transforma o cérebro inteiro em um grande “caldo” (suspensão homogênea), contendo apenas os núcleos das células. Uma vez que cada célula cerebral possui um único núcleo que pode ser corado, a conta fica simples. Por meio de contagem de amostras desse “caldo”, Susana, seu aluno Frederico Azevedo e colaboradores estimaram, em 2009, o número de neurônios em quatro cérebros de cadáveres humanos. O número médio obtido foi 86 bilhões de neurônios!

Equal numbers of neuronal and nonneuronal cells make the human ...
Imagem dos núcleos das células obtidas por meio do fracionamento isotrópico

BIBLIOGRAFIA

Herculano-Houzel S, Lent R. Isotropic fractionator: A simple, rapid method for the quantification of total cell and neuron numbers in the brain. J Neurosc. 2005; 25 (10) 2518-2521; DOI: https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.4526-04.2005

Azevedo FA, Carvalho LR, Grinberg LT, et al. Equal numbers of neuronal and nonneuronal cells make the human brain an isometrically scaled-up primate brain. J Comp Neurol. 2009;513(5):532-541. doi:10.1002/cne.21974

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: