CACHORRO OU GATO: QUEM É MAIS INTELIGENTE?

Certamente há discordância entre os adoradores de cães e gatos. Um bom indicativo é o número de neurônios do córtex cerebral. Os neurônios são as unidades básicas do cérebro e as conexões entre eles formam circuitos que processam informações. O córtex cerebral é a camada mais externa do cérebro e o local mais importante de integração, sendo responsável pela percepção, pensamento, memória e consciência. Assim, o número de neurônios do córtex é uma forma de estimar a capacidade cognitiva de um animal. O homem, por exemplo, possui 16 bilhões de neurônios corticais e o chimpanzé, por volta de 7 bilhões.

CACHORRO E GATO: Um estudo liderado por neurocientistas brasileiras, utilizando uma técnica precisa de contagem (ver aplicação em humanos em https://entendamaisciencia.com/2020/07/06/quantos-neuronios-temos-em-nosso-cerebro/ ), revelou o número de neurônios de regiões do cérebro de vários animais carnívoros. O resultado revelou que o número total de neurônios do córtex de cães é aproximadamente o dobro do de gatos.

Os adoradores de gatos podem espernear, mas em relação ao número de neurônios corticais, não há o que questionar!

REFERÊNCIA

Jardim-Messeder D, Lambert K, Noctor S, Pestana FM., Castro LME, Bertelsen M., Alagaili AN, Mohammad OB, Manger PR, Herculano-Houzel S. 2017. Dogs Have the Most Neurons, Though Not the Largest Brain: Trade-Off between Body Mass and Number of Neurons in the Cerebral Cortex of Large Carnivoran Species. Frontiers in Neuroanatomy 11 DOI=10.3389/fnana.2017.00118

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: