COMETAS, ASTEROIDES, METEOROS. QUAL A DIFERENÇA?

 COMETA – É formado por rocha, gelo, poeira e gases. Costuma-se dizer que os cometas são “pedras de gelo sujas”. Eles possuem órbitas em torno do Sol altamente elípticas, que podem se estender para além de Plutão

Trajetórias dos planetas e a órbita e o movimento de um cometa (altamente elíptica)

Quando um cometa está mais próximo do sol, o seu material interno se evapora dando origem a nuvens de poeira e gás, que formam as caudas.

A radiação e o vento solar fazem com que o material expelido pelo cometa (poeira e ións) forme duas longas caudas no sentido oposto.

 O cometa, quando avistado da Terra, parece imóvel e apresenta um aspecto nebuloso, sendo possível visualizar uma ou duas caudas.

Cometa Hale-Bopp, visível na Terra em 1997.

ASTEROIDE – É um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do sol. Os asteroides são menores que um planeta, mas são maiores que os meteoroides (veja abaixo).

Um asteroide com aspecto irregular.

Existem milhões de asteroides em nosso sistema solar. A maioria se encontra dentro do cinturão de asteroides localizado entre as órbitas dos planetas Marte e Júpiter. No entanto, podem se concentrar em outros locais, incluindo regiões próximas da Terra. 

A grande maioria dos asteroides orbita entre Marte e Júpiter, formando um grande cinturão. Créditos: LABRE-MG http://labre-mg.org.br

METEOROIDES, METEORO E METEORITO. Um meteoroide é um pequeno corpo rochoso, menor que um asteroide. Pode ter tamanho de um pequeno grão até 1 metro de largura. Um meteoroide em altíssima velocidade, ao entrar na atmosfera, se atrita com o ar e se aquece, assim emite um rastro de luz. Esse fenômeno é chamado meteoro ou “estrela cadente”.

Os meteoros (“estrelas cadentes”) observados em uma noite límpida, são pequenos fragmentos de rochas (meteoroides) que se aquecem ao entrar na atmosfera e emitem luz.

Se esse pequeno pedaço de rocha não se desfaz durante a sua passagem pela atmosfera e alcança o solo, ele é chamado de meteorito.

Um meteorito encontrado na superfície terrestre

O gif abaixo resume a definição de meteoroide (meteoroid), meteoro (meteor) e meteorito (meteorite).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: