O PODER EXPLOSIVO DO NITRATO DE AMÔNIO

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, em 4 de agosto de 2020, devastou parte da cidade, causando mais de 100 mortes e ferindo pelo menos 4.000 pessoas. O desastre foi decorrente da presença de uma unidade de armazenamento que abrigava 2.750 toneladas de nitrato de amônio.

O nitrato de amônio é um composto químico (NH4NO3) utilizado em fertilizantes na agricultura, como fonte de nitrogênio. O composto também é empregado em misturas explosivas usadas na mineração, em pedreiras e na construção civil.

Nitrato de amônio em agrupamento formando cristais.
O nitrato de amônio se apresenta como um pó branco ou em grânulos solúveis em água. 

O nitrato de amônio não é inflamável. Porém, ele atua como uma fonte de oxigênio que pode acelerar a combustão de outros materiais. Ou seja, ele pode fornecer um suprimento de oxigênio muito mais concentrado do que o ar ao nosso redor. 

Em temperaturas muito elevadas o nitrato de amônio pode se decompor violentamente, como mostra a reação abaixo:

O processo de decomposição do nitrato de amônio cria gases de óxidos de nitrogênio e de vapor de água. É essa rápida liberação de gases (óxidos de nitrogênio e vapor d´água) que causa uma explosão.

Alguns óxidos de nitrogênio produzidos, como o dióxido de nitrogênio (NO₂) – um gás vermelho com mau cheiro, podem irritar o sistema respiratório. Níveis elevados desses poluentes são particularmente preocupantes para pessoas com problemas respiratórios. Portanto, a tragédia ainda poderá trazer mais prejuízos aos habitantes de Beirute.

O nitrato de amônio deve ser classificado como produto perigoso e todos os aspectos de seu uso devem ser rigorosamente regulamentados. A explosão em Beirute nos mostra o quão importantes são a existência desses regulamentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: