A DESCOBERTA DA ESTRUTURA DO ÁTOMO. COMO SABEMOS QUE ELE É UM GRANDE VAZIO!

PRIMEIRAS CONCEPÇÕES DO ÁTOMO. A ideia do átomo foi proposta há mais de 2.000 anos na Grécia por Leucipo e Demócrito. No início do século XIX John Dalton descreveu os átomos como minúsculas esferas maciças, típicas para cada elemento químico. Mais tarde Joseph Thompson descobriu partículas de carga negativa, os elétrons. Ele sugeriu que o átomo seria um aglomerado formado de elétrons imersos em uma esfera de carga positiva.

O EXPERIMENTO E O MODELO DE RUTHERFORD. Em 1911 Ernest Rutherford conduziu um experimento que desvendou a estrutura básica do átomo. Rutherford colocou polônio, que é radioativo e emite partículas alfa, no interior de um bloco isolante de chumbo. O bloco possuía um pequeno orifício, que permitia a saída de um feixe de partículas alfa. Dessa forma, ele bombardeou uma finíssima folha de ouro, com o feixe de partículas alfa. Ao redor da folha de ouro havia uma tela recoberta de sulfeto de zinco, que tem propriedade luminescente e permitia a impressão luminosa das partículas alfa. Observando as impressões luminosas na tela, Rutherford constatou que a imensa maioria das partículas atravessava a folha. Poucas sofriam desvio ou eram refletidas pela folha de ouro. Rutherford concluiu que o átomo deveria ser formado em sua maior parte por espaço vazio. Assim ele desenvolveu o modelo atômico planetário, no qual o átomo seria comparado a um sistema solar, com os elétrons, de carga negativa, orbitando ao redor do núcleo de carga elétrica positiva.

Posteriormente, Niels Bohr aprimorou o modelo propondo que os elétrons se movem em órbitas circulares em diferentes níveis de de energia, conforme conhecemos hoje.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: