A INFLUÊNCIA DA LUA SOBRE NÓS!

É muito difundido que as fases da Lua influenciam no humor, homicídios, suicídios, violência, internações psiquiátricas e em outros comportamentos do ser humano.

Mas de que forma a Lua poderia alterar o nosso comportamento? Uma explicação comum é: “se a atração gravitacional da Lua pode deslocar as massas dos oceanos (que provoca variações das marés), então ela pode ter algum efeito sobre nós, já que somos compostos de grande quantidade de água!”. Porém, a força gravitacional da Lua afeta corpos de água muito volumosos e abertos e os efeitos gravitacionais sobre nosso corpo são infinitesimalmente pequenos. Assim, é difícil admitir que essa força minúscula gere algum efeito significativo no sistema fechado no interior de nossos órgãos e células e que possa influenciar em nossa atividade cerebral.

Além da ausência de indicadores fisiológicos, não há qualquer evidência contundente da relação das fases da Lua com o nosso comportamento. Embora alguns trabalhos tenham sugerido influências, pesquisadores da Universidade da Florida (EUA) e da Universidade de Saskatchewan (Canadá) avaliaram 37 estudos sobre as relações entre as fases da Lua e comportamentos. Eles não encontraram suporte estatístico para relações entre as fases da Lua e uma série de eventos, incluindo homicídios, suicídios ou problemas psiquiátricos.

Portanto, não há motivos para temermos a Lua cheia!

Veja o estudo “Much ado about the full moon” (Muito barulho pela lua cheia) que pode ser acessado no LINK: https://psycnet.apa.org/record/1985-19152-001

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: